[ARTIGO] Em busca de um futuro mais sustentável: a jornada da Samsung na América Latina

Um estudo recente da S&P Global prevê que um tratado mundial para acabar com a poluição por plásticos deverá ser finalizado até ao final de 2024, com implicações para todo o ciclo de vida dos plásticos, incluindo produção, design e eliminação. Este mesmo estudo estima que a poluição marinha pelo material provoca reduções de 1% a 5% nos serviços do ecossistema, o que equivale a até 2,5 bilhões de dólares em perdas anuais a nível mundial.

A S&P Global também definiu o papel dos dados e da tecnologia que sustenta muitas das tendências que estamos observando em 2024. Para nós, na Samsung, estabelecer uma nova categoria de experiências móveis também significa reimaginar como a tecnologia Galaxy é desenvolvida e embalada, de modo a fazer mais com menos para as pessoas e o planeta.

Em linha com esse compromisso no que diz respeito aos recursos do nosso planeta, aceleramos as nossas ações relacionadas com a inovação de materiais e a circularidade. Ao longo dos anos, expandimos os nossos esforços para transformar uma variedade de materiais reciclados em componentes de alto desempenho para os dispositivos Galaxy.

Desde a introdução de redes de pesca descartadas recicladas na série Galaxy S22 em 2022, expandimos a variedade de materiais reciclados em mais dispositivos Galaxy para incluir alumínio e vidro reciclados, bem como outros tipos de plásticos reciclados2.

Este ano, com o lançamento da série Galaxy S24, estamos indo além em nossos esforços. Pela primeira vez, o Galaxy S24 apresenta componentes feitos com cobalto reciclado e elementos de terras raras3. No Galaxy S24 Ultra, um mínimo de 50% de cobalto reciclado foi usado na bateria4, enquanto elementos de terras raras 100% reciclados foram incorporados aos alto-falantes5.

O Galaxy S24 também é a primeira série Galaxy S a ser projetada com aço reciclado e poliuretano termoplástico (TPU). Já o Galaxy S24 Ultra, apresenta um mínimo de 40% de aço reciclado nos alto-falantes6 e inclui um mínimo de 10% de TPU reciclado prévio ao consumo nas teclas laterais e de volume. Além disso, cada Galaxy S24 vem em uma caixa feita de papel 100% reciclado.

O Galaxy S24 é uma demonstração de progresso em relação ao roadmap ambiental da Samsung. Continuamos firmes em cumprir o conjunto de objetivos a serem alcançados até o final de 20257, que incluem o desenvolvimento e incorporação de materiais reciclados em todos os novos produtos móveis, a eliminação de plásticos descartáveis das embalagens móveis, a redução a zero do consumo de energia em modo de espera de todos os carregadores de smartphones8 e alcançar zero resíduos para aterros em todas as nossas operações de produção globais9.

No final de 2022, a Samsung atingiu o primeiro destes objetivos ao incorporar materiais reciclados em todos os produtos móveis, desde smartphones e tablets Galaxy até PCs e dispositivos vestíveis10. Hoje, a empresa está estabelecendo uma nova meta de material reciclado. Até 2030, a Samsung incorporará pelo menos um material reciclado em cada módulo11 de cada produto móvel.

Como líderes empresariais na indústria da tecnologia digital, reconhecemos as preocupações globais mais urgentes relacionadas com a sustentabilidade. Nossa missão de promover a sustentabilidade, portanto, vai muito além do desenvolvimento dos nossos produtos, exemplificando nosso compromisso com princípios éticos e sociais.

Diversas iniciativas

O compromisso da Samsung com a sustentabilidade transcende o domínio dos dispositivos móveis e se estende a uma vasta gama de iniciativas. Um exemplo é o programa Samsung Recicla, concebido para incentivar a eliminação responsável de dispositivos e aparelhos eletrônicos antigos e não utilizados. Este programa de logística reversa permite que os consumidores reciclem seus resíduos eletrônicos de qualquer marca, de maneira conveniente e responsável, reduzindo o impacto ambiental dos produtos eletrônicos descartados.

Empoderamento educacional

Além do desenvolvimento de produtos e iniciativas diretas ao consumidor, a Samsung desempenha um papel fundamental na educação. O Samsung Innovation Campus e o programa Solve for Tomorrow exemplificam esse compromisso de promover a sustentabilidade através do conhecimento e da inovação.

O Samsung Innovation Campus oferece uma ampla variedade de cursos de tecnologia que abrangem programação, inteligência artificial, Internet das Coisas e big data, capacitando os indivíduos com as habilidades necessárias para navegar com eficiência no mundo digital.

O programa Solve for Tomorrow, por sua vez, que acaba de completar 10 anos de atuação na América Latina, adota uma abordagem holística, inspirando alunos e professores a criar projetos inovadores baseados em princípios STEM, contribuindo assim para a melhoria da comunidade e a sustentabilidade.

Ao longo dos anos, o SFT impactou a vida de milhares de jovens latino-americanos de forma transformadora. Mais de 311 mil alunos tiveram a oportunidade de dar vida a projetos com impacto potencial em suas comunidades, com o apoio de mais de 41 mil professores em mais de 22 mil escolas públicas da região. No Brasil, a iniciativa está com as inscrições abertas para a 11ª edição, e já impactou 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6,6 mil escolas públicas. Além disso, em 2023, a edição brasileira do programa registrou um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.

Visão de futuro sustentável

O compromisso da empresa em reduzir o lixo eletrônico, conservar recursos e promover a sustentabilidade através da educação é uma prova do seu compromisso com a tecnologia e o planeta. À medida que a Samsung continua inovando e expandindo as suas iniciativas de sustentabilidade, ela abre caminho para uma indústria tecnológica mais consciente do ponto de vista ambiental e para um mundo melhor para todos.

Para obter mais informações sobre os esforços de sustentabilidade da Samsung, visite nosso site de sustentabilidade e a Samsung Newsroom Brasil.

1https://www.spglobal.com/esg/insights/featured/special-editorial/key-2024-sustainability-trends-driving-the-year-ahead.
2 Os tipos de materiais reciclados incluem plásticos reciclados pós-consumo provenientes de redes de pesca descartadas, barris de água e garrafas PET, e alumínio reciclado prévio ao consumo proveniente de sucata descartada que foi gerada como subproduto durante a fabricação, além de vidro reciclado prévio ao consumo proveniente de resíduos de vidro descartados gerados como subproduto da fabricação de vidro.
3 Neodímio.
4 As baterias do Galaxy S24 Ultra e Galaxy S24+ incluem um mínimo de 50% de cobalto reciclado pré e pós-consumo. A bateria do Galaxy S24 inclui um mínimo de 10% de cobalto reciclado pré e pós-consumo. As medidas acima são baseadas no peso.
5 Os alto-falantes da série Galaxy S24 incluem neodímio 100% reciclado pré e pós-consumo. As medidas acima são baseadas no peso.
6 Os alto-falantes da série Galaxy S24 incluem um mínimo de 40% de aço reciclado pré e pós-consumo. As medidas acima são baseadas no peso.
7 As metas são aplicáveis ao Mobile eXperience Business.
8 A Samsung pretende reduzir o consumo energético em espera do adaptador de energia de 15 W, 25 W e 45 W para os smartphones Galaxy abaixo de 0,005 W até 2025.
9 Os smartphones, tablets, PCs e dispositivos vestíveis Galaxy lançados em 2022 incorporaram pelo menos um material reciclado. Exclui modelos selecionados de reposição ou modelos JDM. Visite a página de sustentabilidade da Samsung para obter mais informações.
10 A meta de zero resíduos para aterros da Samsung baseia-se em certificações UL, que certificam operações globais com base na percentagem de resíduos desviados. A Samsung pretende obter a certificação de nível Platinum.
11 A Samsung define um módulo de smartphone como antena, bateria, câmera, tela, componentes mecânicos, motor, PBA/FPCB, alto-falante, módulo de carregamento sem fio e embalagem.

:

CidadaniaPress ReleaseArtigoGalaxy S24Galaxy S24 UltraLogística ReversaSamsung Innovation CampusSamsung ReciclaSamsung Solve For TomorrowSolve for Tomorrowsustentabilidade
Last version finder