[Entrevista] “É o avanço tecnológico da Samsung mais importante em décadas”, Sandra Chen aborda os desafios de lançar os Galaxy Book4 series, os primeiros notebooks feitos para Inteligência Artificial

Sandra Chen, diretora sênior da área de notebooks e tablets da Samsung Brasil, lidera a divisão de notebooks há mais de uma década, e desde 2022, também é responsável pela divisão de tablets no país.

Em entrevista exclusiva à Samsung Newsroom Brasil, Sandra compartilha insights sobre os desafios do mercado, destacando a evolução dos produtos e do consumidor – cada vez mais versátil e exigente – ao longo da última década, e aborda também os desafios para lançar o primeiro notebook feito para a Inteligência Artificial.

Newsroom: Você completa 12 anos de Samsung em 2024, liderando notebooks e tablets no Brasil. Quais mudanças você presenciou nesse mercado nos últimos anos?

Sandra: O mercado de notebooks passou por transformações significativas nos últimos anos, e nós tesmunhamos diversas evoluções de produtos e demandas. Anteriormente, os notebooks mainstream eram os mais procurados, mas, à medida que as necessidades dos consumidores foram amadurecendo, o mercado se adaptou para oferecer produtos com recursos voltados para suprir estas expectativas e necessidades.

Atualmente, o mercado oferece produtos voltados para uma rotina mais flexível, com produtos mais leves, finos, velozes e com alto desempenho e segurança, especialmente voltados para a produtividade e, agora, voltados também à Inteligência Artificial.

Newsroom: O ano de 2024 vem se tornando o ano dos computadores com inteligência artificial. Qual a importância desse movimento para o mercado e, mais especialmente, para a Samsung?

Sandra: A inteligência artificial é o avanço tecnológico mais importante que tivemos em mais de uma década. Não vimos tanto potencial para mudar o dia a dia das pessoas desde que os smartphones foram inventados. Ou mesmo a própria internet.  E embora estejamos adentrando uma nova era para os consumidores, Inteligência Artificial é um território conhecido para a Samsung. Estamos na vanguarda das tecnologias de AI há muitos anos e a chegada da Inteligência Artificial para PCs representa uma transformação significativa no mercado, uma nova era, por assim dizer.

A Samsung responde a essa demanda introduzindo no mercado o primeiro notebook feito para a Inteligência Artificial fabricado no Brasil. Com isso, oferecemos a melhor experiência em produtividade para uso doméstico, profissional e em qualquer atividade, redefinindo os limites do que é possível realizar com um PC.

Newsroom: Do ponto de vista prático, o que um notebook com Inteligência Artificial pode oferecer para as pessoas?

Sandra: Facilidade é a palavra-chave quando se trata dos benefícios proporcionados pelos notebooks Galaxy Book4 series. Essa tecnologia reduz significativamente o tempo necessário para realizar tarefas operacionais, permitindo que as pessoas tenham mais tempo para momentos de criatividade e produtividade. A Inteligência Artificial traz economia de tempo em tarefas que costumavam demandar um esforço maior, permitindo ao usuário se concentrar em ações mais estratégicas e criativas.

Outro exemplo de benefício que a Inteligência Artificial traz é vista em nossa parceria com a Microsoft, por meio do Windows Copilot, um recurso que integra perfeitamente o smartphone aos notebooks Samsung.

Com o Copilot e os notebooks Galaxy Book4 series, os consumidores podem acessar informações do smartphone diretamente do PC de forma rápida e inteligente. É um recurso que te permite redigir e enviar mensagens no seu smartphone diretamente do notebook, algo que trará mais agilidade ao dia a dia das pessoas, por exemplo.

Newsroom: Com notebooks e tablets, quais são as necessidades deste consumidor? Mobilidade passou a ter mais importância? Tecnologias como a tela sensível ao toque passaram a ter maior protagonismo nos notebooks?

Sandra: O consumidor contemporâneo é extremamente versátil e busca dispositivos que ofereçam mobilidade e conectividade contínua. Seja para uso profissional ou entretenimento, eles procuram por produtos confiáveis e seguros que se adaptem às suas diversas atividades diárias, onde quer que elas estejam.

É essencial para este consumidor continuar uma atividade de onde ele parou, independente do dispositivo. Isso está bastante presente nos novos notebooks Galaxy Book4 series, que permitem aos consumidores iniciarem um trabalho no notebook e darem continuidade no smartphone ou tablet.

Além da mobilidade, a segurança é primordial para o consumidor brasileiro de notebooks e a Samsung oferece segurança de ponta com a plataforma Samsung Knox, que oferece segurança a nível governamental em seus dispositivos. A tecnologia touch também ganha destaque nos notebooks Galaxy Book4 series, que trazem tela sensível ao toque em todos os notebooks anunciados – Galaxy Book4 Ultra, Book4 Pro e Book4 360. Poder tocar na tela do notebook proporciona uma experiência fluida entre os produtos Samsung Galaxy e seus consumidores, elevando o padrão de interação e usabilidade a um novo patamar.

Newsroom: Aproveitando que o assunto é tela sensível ao toque, como o mercado de notebooks pode conquistar o consumidor geração Z, que nasce com acesso a esse tipo de tela?

Sandra: Observando minhas próprias filhas, de 4 e 8 anos, percebo que o uso intuitivo da tela sensível ao toque é algo natural para elas, assim como para a grande maioria da Geração Z. O Galaxy Book4 leva em consideração essa familiaridade com smartphones e tablets, oferecendo uma experiência similar na categoria de notebooks.

Por muito tempo, especulou-se sobre o declínio do notebook em favor dos tablets, mas isso não aconteceu. Com a evolução das demandas dos consumidores, os produtos se tornaram mais interconectados, proporcionando uma produtividade e conectividade aprimorada, inclusive entre eles.

A Samsung pioneiramente integra essas tecnologias, democratizando a experiência de uso para nossos consumidores e indicando um futuro em que os dispositivos serão híbridos, combinando teclado e tela de toque em um só produto. E essa integração é tão fluida que, após pouco tempo de uso, será difícil imaginar um notebook sem tela de toque.

Newsroom: Quanto ao Ecossistema Galaxy, como o Galaxy Book4 series se integra a ele?

Sandra: O Ecossistema Galaxy é uma experiência única e exclusiva da Samsung que diferencia nossos produtos de qualquer outro fabricante. Ele é construído com base em nossa filosofia de colaboração aberta e os usuários de smartphones, tablets e notebooks já estão familiarizados com essa integração, como a facilidade de alternar o uso dos fones Galaxy Buds entre dispositivos Galaxy.

Com o Galaxy Book4 series, levamos essa integração a um novo nível, oferecendo uma versatilidade que atende às demandas dos consumidores modernos. Além dos benefícios do Ecossistema Galaxy, os donos do Galaxy Book4 series podem agilmente transferir arquivos entre dispositivos com o Quick Share1, e tornar o smartphone ou tablet em uma segunda tela, ou mouse e teclado, com o Samsung Dex2.

Essas são algumas das muitas maneiras pelas quais o Galaxy Book4 enriquece a experiência do Ecossistema Galaxy, oferecendo mais praticidade e funcionalidade às pessoas.

Newsroom: Por que a escolhe de chipsets Intel para os Galaxy Book4?

Sandra: Trabalhar com parceiros faz parte da filosofia central da Samsung, pois acreditamos fortemente na colaboração aberta com outros líderes do setor que compartilham o objetivo comum de fornecer as melhores experiências de PC aos consumidores.

Escolhemos o mais recente chipset Intel® Core™ Ultra para a série Galaxy Book4, em combinação com a herança de hardware e o ecossistema conectado da Samsung, para oferecer a melhor experiência de produtividade à medida que entramos e lideramos a nova era do da Inteligência Artificial no PC.

A série Galaxy Book4 da Samsung exibe um desempenho sem precedentes através de um novo processador Intel® Core™ Ultra que combina a mais recente unidade de processamento central (CPU), unidade de processamento gráfico (GPU) e unidade de processamento neural (NPU). O NPU incorporado, Intel AI Boost, foi adicionado para processamento rápido e eficiente de grandes quantidades de dados, proporcionando excelente desempenho de multitarefa e gráficos.

Esta parceria visa transformar a experiência móvel do nosso ecossistema, focando no engajamento do usuário, produtividade e criatividade sem comprometer a confiança na privacidade e segurança nos aparelhos Galaxy.

Newsroom: Quais outras parcerias foram firmadas para o desenvolvimento do Galaxy Book4 series?

Sandra: Firmar parcerias é parte da filosofia de colaboração aberta da Samsung, e o Galaxy Book4 series é resultado destas parcerias. A Intel nos proporciona os chipsets com NPU avançado que permitem o desempenho de Inteligência Artificial de última geração, enquanto a NVIDIA entrega visuais de ponta impressionantes com as placas de vídeo GeForce RTX™, presentes nos Galaxy Book4 Ultra e Pro. O Galaxy Book4 series também é resultado de nossa parceria com a Microsoft, que além do sistema operacional, oferece o Copilot.

A Samsung Newsroom Entrevista é uma seção de entrevistas com líderes, executivos e executivas que atuam dentro da Samsung, com o objetivo de apresentá-los e aproximá-los dos consumidores, além de dar espaço para que opinem sobre assuntos relacionados ao mercado tecnológico, carreira e até mesmo suas vidas pessoais. Clique aqui e acesse todas as entrevistas já publicadas.

1Disponível no dispositivo Galaxy com One UI 2.1 ou versões posteriores instaladas; o Quick Share usa Bluetooth Low Energy e Wi-Fi. O tipo, o número, a capacidade e a data de validade transferíveis dos arquivos, além da quantidade de compartilhamentos de arquivos simultâneos no Private Share, podem ser limitados.
2 O Samsung Dex é suportado no PC com Windows 10 e Mac OS 10.14 (Mojave) e 10.13 (High Sierra). Alguns aplicativos podem não funcionar ou precisam de um licença de uso (paga) no Dex.

:

NotePCPessoas e CulturaGalaxy Book4 SeriesNewsroom Entrevista
Last version finder